domingo, 28 de junho de 2015

Quinta do Vallado Moscatel Galego Branco 2011



A Quinta do Vallado é uma das nossas produtoras favoritas de vinho do Douro, e esse rótulo varietal não decepcionou. A acidez na medida (característica MUITO importante quando tratamos com moscatéis) e o fato de não ter passado por madeira mantêm a leveza desse branco. O vinho tem certa mineralidade e mostra algumas notas florais. Não é o maior exemplar da safra na região, e nem pretende ser, mas é uma bela pedida para um dia de calor.

Avaliação Vinhozin: 88 Pontos/ 100 (Escala Americana)

Preço no Brasil: Compramos esse vinho na Wine.com.br por algo em torno de 70 reais, mas agora está indisponível. O St Marché em São Paulo vende os rótulos da Quinta do Vallado, importados pela PPS Importadora.
Preço no exterior: De 8 a 10 euros em Portugal.

Vale a pena? Se esquecermos o fator preço, vale. Porém, alguns bons brancos brasileiros e vinhos verdes portugueses oferecem o mesmo por menos dinheiro.

domingo, 21 de junho de 2015

Château Lanessan 2010



A safra 2010 foi a última grande safra de Bordeaux. Ainda assim, fora dos Grand Crus, é sempre preciso algum cuidado pra não cair em armadilhas. Esse Haut-Médoc, no caso, foi tiro certeiro. Corte bordalês típico, esse vinho de 60% Cabernet Sauvignon, 36% Merlot e 4% Petit Verdot é muito bom.

Só não falamos que nos surpreendemos porque são várias as boas críticas a esse vinho, desde Jancis Robinson a James Suckling. A primeira impressão que ele passa, na abertura da garrafa, é o seu lado floral, talvez rosas. Vinho delicado? A Merlot imprime essa característica mas tome um gole e a Cabernet ataca: taninos sedosos mas super presentes, acidez afiada, muito corpo e concentração! Dela também derivam os traços vegetais e de cedro. Madeira bem integrada, como deve ser em qualquer vinho de verdade que se preze.

Vinho sério, sem firula. Dá pra tomar tranqüilamente agora se você não tem medo de taninos, mas, se puder e tiver paciência, segure por uns 5 anos: não vai se arrepender!

Avaliação Vinhozin: 92 Pontos/ 100 (Escala Americana)

Preço no Brasil: O Lanessan 2008 é vendido na Mistral por 200 reais. Não achamos o preço do Lanessan 2010.
Preço no exterior: US$ 20 na TotalWine.com. Pechincha.

Vale a pena? Se comparar com o preço de alguns Cru Classé no Brasil, vale. Se estiver fora, traga mais que um.

sábado, 20 de junho de 2015

Por que Vinhozin?!

Porque o vinho sofre de um mal terrível: a sua "gourmetização". Vinho é terra, sol, chuva, trabalho e natureza. Chega de frescura! Aqui, a idéia é apenas aproveitar esse alimento no sentido mais intrínseco da palavra, curtindo cada elemento de sua formação e afastando qualquer idéia de sofisticação para valorizar somente o necessário: o líquido que você bebe.

E como esse líquido é bom! As diferentes castas, vertentes, terroirs, safras, numa grande soma que leva ao prazer de desfrutá-lo.

Vamos viver o vinho, ao invés de apenas comprar.

De vinhozin em vinhozin a gente chega lá!!