quinta-feira, 14 de julho de 2016

Trefethen Dry Riesling 2008



Depois de dezenas de vinhos publicados no blog, finalmente um americano chega por aqui! Direto da world famous wine growing region, Napa.

Não fomos com muita fé para provar esse vinho. Há algum tempo atrás, bebemos o Chardonnay dessa mesma casa e era bem ruinzinho, quase um arquétipo do vinho californiano de baixa qualidade, amanteigado e enjoado. Mas esse aqui foi uma conversa bem diferente.

Monovarietal de Riesling, a clássica uva branca franco-alemã, que também aporta no blog pela primeira vez, esse vinho impressionou desde a abertura pela vivacidade da cor palha/esverdeada, depois de vários anos de descanso. Frutado no nariz, puxa bastante para uma coisa meio tropical, com mamões, além de notas de mel e um pouco de baunilha. O envelhecimento também aportou aquela nota característica de petróleo, que traz complexidade ao conjunto.

Na boca, esse perfil mais tropical contrasta com algumas notas de maçã-verde e com a boa acidez. Bastante cremoso, o vinho fecha num conjunto elegante, em nada lembrando os enjoados Napa de pior qualidade.

Ótimo vinho, prontíssimo para ser bebido.


Avaliação Vinhozin: 91 Pontos/ 100 (Escala Americana)

Preço no Brasil: Em torno de 120 reais. Importado pela Vinci.
Preço no exterior: Em torno de 20 dólares nos EUA.


Vale a pena? Vale, e bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário