Já estávamos com saudades dos Andes! Mais um vinho da Catena Zapata, que, como já mencionamos, é para nós o maior nome do vinho argentino. Esperamos sempre muita qualidade vindo desta bodega, mas dessa vez a surpresa foi mesmo muito positiva.
Feito especificamente para o mercado argentino, mas com grande disseminação no Brasil e no resto da América Latina, os rótulos Angelica Zapata são monovarietais de altitude. De acordo com o site da vinícola, "a Bodega Catena Zapata foi pioneira na descoberta da altitude ideal para cada varietal em particular" e "anos de pesquisa levaram à identificação do terroir ideal que ofereceria a maior concentração de aromas e sabores".
Esse Malbec da safra de 2010 é impressionante. De perfil bordalês, impressiona de cara com a sua cor violeta brilhante, a incrível força das frutas vermelhas e ameixas, a baunilha muito bem colocada e as especiarias (cravo e pimenta preta). Na boca é suculento, carnudo, muito concentrado e ao mesmo tempo fresco e elegante, com uma acidez invejável. Termina bastante longo. Tem estrutura para o longo prazo mas está pronto para ser bebido agora.
Vinho impressionante: é muito difícil achar tanta qualidade por menos de 250 reais. Não esperávamos um custo-benefício tão bom!
Avaliação Vinhozin: 94 Pontos/ 100 (Escala Americana)
Preço no Brasil: A safra 2011 é vendida por 240 reais. Importado pela Mistral.
Preço no exterior: Em torno de 40 dólares no Panamá/Caribe (onde compramos) e 50 dólares na Argentina.
Vale a pena? Muito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário