terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Marqués de Riscal Reserva 2008


Para o primeiro espanhol do blog, vamos de uma casa tradicionalíssima da região de Rioja: a Marqués de Riscal. Fundada em 1858, teve o primeiro vinho não francês a vencer o diploma de honra da exibição de Bordeaux, em 1895. Desde então, carrega a tradição em seus vinhos de típico caráter Rioja: fechados e delicados nos primeiros anos, são vinhos de longa guarda que mostram todo seu potencial depois de 10 ou 20 anos de garrafa, nas melhores safras.

A safra 2008 não foi grande, mas foi boa. Provamos o 2007 em outra ocasião, outra safra que não alcançou os melhores anos, mas o Riscal sobressaía: muito denso, potente e tânico, trazia de maneira muito forte aquela característica de terra que a Tempranillo impõe aos grandes Riojas.

Este 2008 tem como característica maior o frescor: muito leve, puxa para as cerejas frescas e a madeira, sem a complexidade do rótulo de 2007. De corpo médio para leve, traz uma deliciosa acidez, mas a estrutura tânica não é aquelas coisas. Pode ser que aguente mais uns 10 anos, mas não é um Rioja para guardar.


Avaliação Vinhozin: 88 Pontos/ 100 (Escala Americana)

Preço no Brasil: Em torno de 150 reais. Importado pela Interfood.
Preço no exterior: Em torno de 15 euros na Europa e 20 dólares nos EUA.

Vale a pena? Não. Se quiser ir de Riscal, vá de uma safra melhor. Se quiser ir de outras regiões pelo mundo afora, há muitas opções melhores por menos dinheiro (ver último post, por exemplo!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário