terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Luiz Porto Dom de Minas Syrah 2012




Vinhozin. Toda a informalidade desse nome combinou perfeitamente com tudo o que a gente queria fazer aqui, uma abordagem sem frescura do mundo dos vinhos. Nada mais vinhozin do que tomar um vinho mineiro. Vinho mineiro?!

Meu avô é mineiro. Logo antes de começarmos o blog, eu e a Ge levamos ele para lá, para ver a família e dar uma volta. Já há uns bons 3 anos ouvimos falar dos vinhos que saem das zonas cafeeiras do Sul de Minas, e não voltaria de lá sem algum na mala. Foi difícil, mas em um supermercado de Juiz de Fora consegui achá-los!

A casa Luiz Porto implantou 15ha de vinha em Cordislândia, e, para lidar com todas as dificuldades do nosso clima subtropical úmido, utilizou-se de uma técnica que se espalhou por diversas regiões do Brasil (inclusive aqui em São Paulo): a dupla poda. Nessa técnica, também chamada de colheita invertida, as uvas são colhidas no inverno, quando o tempo seco e as variações diárias de temperatura permitem o bom amadurecimento da uva para a produção de vinhos finos.

Esse Syrah é impressionante. Mostra toda a tipicidade da casta do Rhône: apimentado, tânico e carnudo, o vinho mostra também frutas negras maduras e algum defumado. O grau alcoólico não descamba para aquela coisa pesada novo mundista (ele tem só 13%) e a acidez correta completa o conjunto. 

Tão bom saber que projetos tão interessantes estão saindo do papel em lugares tão inesperados. Mais um ponto para os vinhos brasileiros!

Avaliação Vinhozin: 88 Pontos/ 100 (Escala Americana)

Preço no Brasil: Em torno de 40 reais.


Vale a pena? Muito! Ótimo custo-benefício, produto nacional, exótico por vir de uma região cafeeira e tão bom quanto qualquer Syrah com esse preço pode ser. Quer mais o quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário