quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Quinta da Bacalhôa Cabernet Sauvignon 2007


A Quinta da Bacalhôa é um produtor ímpar em Portugal, no sentido mais estrito da palavra: destaca-se pela qualidade de seus vinhos, mas, principalmente, pelo fato de fazer alguns vinhos à base de castas bordalesas em plena Península de Setúbal, algo não muito comum em um país que se orgulha de suas variedades.

O flagship wine da casa é este Quinta da Bacalhôa Cabernet Sauvignon, apesar do topo de gama ser o Palácio da Bacalhôa. Fomos meio na dúvida ao beber um Cabernet português, mas foi uma bela surpresa.

Com um pequeno halo de evolução que não mostra em nada seus quase 10 anos, o vinho ainda mostra-se muito jovem (vale lembrar que ele ficou guardado esse tempo todo em uma adega não climatizada, o que aumenta a taxa de envelhecimento do vinho). No olfato, poucos provadores às cegas saberiam que esse vinho não é um Médoc: muito bordalês no perfil complexo, mostra cassis, ameixas, mirtilos, caixa de charutos, eucalipto e alguma coisa medicinal. Na boca, a boa acidez e a estrutura tânica excepcional moldam o grande conjunto, garantindo ainda uma boa janela de envelhecimento para o vinho.

Impressionante.


Avaliação Vinhozin: 93 Pontos/ 100 (Escala Americana)

Preço no Brasil: Em torno de 200 reais. Importado pela Portus.
Preço no exterior: Em torno de 15 euros na Europa e 30 dólares nos EUA. Também está disponível no Dufry Brasil por 37 dólares.

Vale a pena? Para comprar fora, é uma pechincha. Aqui é caro, mas ainda assim é melhor do que muitos vinhos tintos de mesmo preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário