quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Zerbina Arrocco Passito 2008



A Fatoria Zerbina é uma tradicional vinícola da Emilia-Romagna, famosa pelos vinhos doces. Utilizada em clássicos como o Vin Santo, o Amarone, e, no caso do vinho dessa resenha, o Passito, a ténica do appassimento é quase um símbolo da vitivinicultura italiana, consistindo, em regra e a grosso modo, na passificação das uvas após a colheita para a concentração de açúcares e aromas, antes da formação do mosto.

Este Passito talvez esteja no auge da evolução (provamos uma meia garrafa). Exuberante desde a abertura, mostra um lado muito forte de calda de maracujá, além de casca de laranja confitada, damascos, alguma coisa floral de ibiscos e notas minerais. Na boca é bastante amanteigado e encorpado, e sentimos um pouco de amargor, talvez do tempo em garrafa. A acidez não está mais tão presente, mas ainda assim segura e dá um pouco de leveza ao conjunto.

Para quem gosta de um estilo mais blockbuster, é uma ótima pedida.


Avaliação Vinhozin: 90 Pontos/ 100 (Escala Americana)

Preço no Brasil: Em torno de 300 reais. Importado pela Vinci.
Preço no exterior: Em torno de 20 euros.

Vale a pena? Aqui no Brasil, nem pensar (no caso, compramos num saldão, então valeu a pena). De qualquer forma, não é um vinho que agrada a todos, então há que se ter algum cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário