sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Marqués de Riscal Reserva 2009



Segundo Marqués de Riscal avaliado por esse blog (ainda tem mais um 2011 no forno, ou melhor, na adega), esse 2009 se comportou muito melhor do que seu irmão do ano anterior.

Corte riojano de Tempranillo, Mazuelo e Graciano, o vinho foi beneficiado por uma boa safra. Bastante clássico, não chegando a ser austero, este Riscal puxa para um perfil mais bordalês na sua seriedade. Logo de cara mostra muitas frutas vermelhas frescas (cerejas) e tostados, com as notas balsâmicas tão típicas do rótulo aparecendo ao lado de algumas notas de especiarias.

A baunilha do carvalho americano se faz muito mais presente do que em 2008, mas o vinho também tem mais estrutura tânica e acidez para contrabalancear e assegurar um bom futuro (e um bom presente, afinal já está ótimo). Bastante elegante e gastronômico, esse é daqueles vinhos que pedem uma mesa.



Avaliação Vinhozin: 91 Pontos/ 100 (Escala Americana)

Preço no Brasil: Em torno de 180 reais. Importado pela Interfood.
Preço no exterior: Em torno de 15 dólares nos EUA e 15 euros na Europa.

Vale a pena? Para comprar fora, vale muito a pena (sempre trazemos na mala). Aqui, é muito caro, mas condizente com seus pares estrangeiros se formos comparar qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário