quinta-feira, 3 de março de 2016

Soalheiro 2014

           
Os vinhos da Soalheiro (Vinusoalleirus) são os melhores vinhos da região dos Vinhos Verdes. Para nós, autores deste blog, esse é um fato incontestável, com a devida menção honrosa a Anselmo Mendes. É difícil não se apaixonar à primeira vista por um Soalheiro.

Primeiro Alvarinho de Melgaço, terra fronteiriça entre o Minho e a Galícia espanhola, esse vinho vem fazendo história por sua qualidade e seu incrível custo-benefício desde as primeiras safras. As safras de 2012 e 2013, especialmente, alavancaram o rótulo para a categoria de cult wine pela grandeza que aparecia ali: a exuberância aromática do 2012 e a sisudez, a profundidade e a elegância mineral do 2013.

Este 2014 segue na mesma toada da casa, apesar de não ser tão grande como os anteriores. No ataque esse monovarietal de Alvarinho mostra abacaxi e pêssegos, envoltos pela característica mineral que já se torna marca registrada do rótulo (neste ano, giz) e alguma coisa floral. Na boca, é encorpado e mostra aquela acidez incisiva habitual, o que garante um bom envelhecimento e aquele frescor tão típico desse vinho.

Safra após safra, esse é quase um vinho obrigatório.


Avaliação Vinhozin: 91 Pontos/ 100 (Escala Americana)

Preço no Brasil: Em torno de 180 reais. Importado pela Mistral.
Preço no exterior: Em torno de 10 euros na Europa e 20 dólares nos EUA.


Vale a pena? Para comprar fora, talvez não exista no mundo dos vinhos um custo-benefício melhor do que esse. Para comprar aqui, somos roubados como sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário