terça-feira, 11 de outubro de 2016

Graham's Porto Tawny 20 Anos




De uma daquelas casas de vinho do Douro e Porto que dispensam apresentações, a Symington Family Estates, bebemos o Graham's Tawny 20 Anos.

Envelhecido por no mínimo 20 anos em cascos de carvalho, esse Tawny foi feito com uvas provenientes de cinco quintas históricas do Douro Superior. Âmbar escuro, ainda com vários traços vermelhos da juventude, mostra uma complexidade aromática estupenda, com castanhas, pinhões, pistache, amêndoas e um pouco de iodo (lembra um bom Madeira), num conjunto muito doce e maduro.

Na boca as notas se repetem e o vinho mostra uma bela estrutura, de taninos finos mas poderosos, que ajudam a criar um conjunto de mais austeridade que a acidez não pôde dar. Ela fez falta: o vinho é muito concentrado e maduro para a acidez que mostra. Não chega a ser um defeito, mas um pouco mais de frescor traria muita qualidade para um vinho tão espesso e longo.



Avaliação Vinhozin: 92 Pontos/ 100 (Escala Americana)

Preço no Brasil: Em torno de 500 reais. Importado pela Mistral.
Preço no exterior: Em torno de 50 dólares nos EUA e 40 euros na Europa.

Vale a pena? Para comprar fora, vale a pena (apesar de que para tawnies eu iria num Sandeman ou num Kopke). Aqui, é caro demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário