terça-feira, 22 de setembro de 2015

Herdade de São Miguel Touriga Nacional 2010




Encontro Anual "Vinhos do Alentejo"- Intercontinental São Paulo, 10.Set.2015.

A Touriga Nacional é a grande uva portuguesa. Quando entra no corte com as suas conhecidas Touriga Franca, Tinto Cão, Tinta Roriz e Tinta Barroca, constrói um dos maiores monumentos do mundo do vinho, o Porto Vintage. Porém, ela não é uma casta fácil de ser trabalhada em monovarietais (já comentamos isso aqui quando provamos o Quinta do Vallado Touriga Nacional 2012), facilmente descambando para vinhos sem corpo, de taninos duros e de um ataque aromático incompatível com a acidez que possa trazer. 

No Alentejo, essa casta não tem nem tradição. Além de todos os problemas apontados acima, ela não é muito amiga do clima da região. Não foi então para nossa surpresa que um dos melhores vinhos (e de melhor custo-benefício) do encontro alentejano fosse um monovarietal de Touriga? 

De caráter muito moderno, corpo médio mas excelente estrutura tânica, polida e fina, esse Herdade de São Miguel traz todas aquelas notas florais tão típicas envoltas por notas muito doces de bala de morango e algum leve defumado da madeira, com a cheia acidez trazendo equilíbrio ao conjunto. Se não fosse pelo corpo, muita gente confundiria este vinho com um Malbec da Patagônia, tal a combinação de doçura e elegância.

Impressionante monovarietal de Touriga, ainda mais pelo fato de não ter vindo do Dão/Douro.



Avaliação Vinhozin: 92 Pontos/ 100 (Escala Americana)

Preço no Brasil: Em torno de 150 reais. Importado pela Cantu.
Preço no exterior: Em torno de 10 euros em Portugal.

Vale a pena? Já vale aqui no Brasil. Fora, é uma pechincha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário