terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sandeman Porto Tawny 20 Anos



Os Porto Tawny envelhecidos são clássicas amostras do poder da idade na profundidade de um vinho. Gostar ou não do processo de envelhecimento em um vinho é um aspecto pessoal e subjetivo; o aumento na sua complexidade não é. Apresentando as características necessárias (simplificadamente, estrutura tânica e/ou acidez), um vinho sempre ganhará complexidade com a idade.

A Sandeman é uma casa clássica de Tawnies; suas caves de Gaia contêm balseiros e mais balseiros contendo a matéria primas para seus Tawnies com indicação de idade e Colheitas. E que matéria-prima! Essa casa sempre foi uma das referências para esse estilo de Vinho do Porto.

Esse Sandeman 20 Anos, engarrafado em 2013, é muito bom. De linda cor âmbar escuro, com traços avermelhados (ver imagem abaixo), ele é complexo e cheio de camadas, se mostrando a cada momento de uma maneira diferente: concentrado, ainda apresenta alguma fruta fresca, complementada por aquelas notas clássicas de nozes, pistaches e alguma amêndoa. As notas de café e caramelo também são marcantes, aliadas a uma inusitada e muito forte característica de iogurte (!), que aporta ainda mais doçura ao conjunto, contrabalanceada pela acidez cortante que preenche a boca toda. Os taninos finíssimos trazem a austeridade que todo vinho sério deve ter, e o final fica por um belo tempo.


Uma bela pedida para uma noite mais fria. Grande vinho.



Avaliação Vinhozin: 94 Pontos/ 100 (Escala Americana)

Preço no Brasil: Difícil de achar, mas deve girar em torno de uns 300 reais. A Sandeman é importada pela Zahil.
Preço no exterior: Em torno de 40 euros na Europa e 50 dólares nos EUA.

Vale a pena? Vale. Há Portos 20 anos ainda melhores (como o Graham´s ou o Niepoort), mas também são mais caros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário