Mais um Vallado para a nossa coleção. A Touriga Nacional é uma uva caprichosa, difícil de domar em vinhos monovarietais. Essa vinícola é das poucas casas que fazem isso com primazia, mas essa garrafa, especificamente, foi uma decepção.
Temos certeza que foi uma questão de safra: já provamos o 2010 e o 2011, em outras ocasiões. O 2010 era de uma vivacidade incrível, fresco, muito floral, enquanto o 2011 era um monstro, típico representante desta que foi a maior safra no Douro em décadas.
O 2012, por sua vez, parece que se perdeu no caminho. Não mostra aquela acidez fresca das outras safras, chegando a um ponto que a madeira no vinho cansa e ele fica enjoativo. Este vinho ainda apresenta algumas boas notas de especiarias e mentolados, com algum balsâmico, mas pára por aí. Os taninos são um pouco duros, e a estrutura tânica não parece ser capaz de prover alguma boa expectativa de envelhecimento.
Vinho correto que, se não chega a agradar o quanto se esperava, também não desagrada.
Avaliação Vinhozin: 88 Pontos/ 100 (Escala Americana)
Preço no Brasil: Em torno de 200 reais. Importado pela PPS.
Preço no exterior: Em torno de 20 euros em Portugal e 50 dólares nos EUA.
Vale a pena? Não. Por um preço menor, é possível comprar vinhos melhores, tanto fora como aqui no Brasil. Por esse mesmo preço, compra-se a safra 2011 desse rótulo, vinho muito, mas MUITO, melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário